#3 - O ano da Autenticidade ✨
E vamos começar a Newsletter com uma trend que a Geração Z tem aderido nas redes sociais: DAILY.
📸 O que seria o instagram daily?
Compartilhar o dia a dia com um grupo específico escolhido pelo usuário, sem a obrigação de fotos impecáveis ou de seguir padrões "instagramáveis". Nesse perfil, as publicações são privadas e destacam a simplicidade da vida cotidiana.
Assim, nada de filtro, vida perfeita, glamour. O objetivo do daily é mostrar a autenticidade do usuário e voltar ao antigo padrão que o Instagram tinha lá atrás, em que você compartilhava conteúdos para amigos, sem alta produção e de forma natural.
O Daily traz uma nostalgia de postagens de sua comida, natureza, foto de seu animal, sem pensar no algoritmo da plataforma, sem pensar em monetização.
💰 Falando em monetização…..
Para quem é novo na área de marketing de influência:
Quais as formas de monetizar nas plataformas digitais?
Parceria paga - Colaboração paga com marcas para promover produtos ou serviços em suas postagens.
Programas de Afiliados: Promoção de produtos de terceiros em troca de uma comissão sobre as vendas geradas por meio de seus links de afiliados.
Patrocínios: Acordos de patrocínio com marcas ou empresas para promover consistentemente seus produtos ou serviços.
Venda de Produtos: Criação e venda de produtos próprios, como roupas, acessórios, ou outros itens. Isso tem crescido bastante, como no caso da Boca Rosa Company, que criou uma empresa de maquiagem para vender seus próprios produtos.
Cursos e Consultoria: Oferecimento de cursos online, webinars ou consultoria em sua área de expertise.
Conteúdo Exclusivo para Assinantes: Cobrança de uma taxa de assinatura para fornecer conteúdo exclusivo aos seguidores.
As marcas precisam pensar de forma estratégica ao firmar uma parceria com um influenciador / creator.
Puxando outro gancho aqui, já ouviram falar de UGC?
UGC - User Generated Content, ou seja, conteúdo gerado pelo usuário. Esse formato está crescendo bastante no Brasil. O UGC é qualquer conteúdo criado pelos consumidores a respeito de um produto ou serviço e não pela própria marca. Alguns exemplos são: depoimentos, feedbacks, avaliações, imagens, vídeos e publicações em plataformas de mídia social.
Uma pesquisa da Nielsen mostrou que 92% dos clientes confiam mais no conteúdo espontâneo gerado pelo usuário do que um anúncio tradicional.
Aqui um case de sucesso:
🥤 Coca Cola
Vocês se lembram que em 2015 a Coca Cola lançou embalagens “Bebendo uma Coca-Cola com” e nomes diferentes em cada uma?
Com isso, consumidores como Natália, Beatriz, Eduardo, Felipe, ao encontrarem seus nomes nas latas, costumavam tirar fotos e compartilhar nas redes sociais, fazendo com que a marca fosse ainda mais pulverizada. Isso é um exemplo de UGC que deu super certo. Essa campanha atingiu 80 países e se transformou em uma das maiores campanhas de UGC.
O mesmo caso do Starbucks e seu famoso copo com nome do cliente escrito à mão pelos funcionários. Os consumidores amam compartilhar fotos com seus nomes (seja escrito do jeito certo ou não).
‣ O conteúdo gerado pelo usuário é sincero, real. Por isso a menção de que 2024 é o ano da autenticidade, ou seja, mais VERDADE, mais conexão.
Algumas noticias interessantes da semana:
📺 Kwai é marca mais mencionada na terceira semana durante BBB 24
𝕏 Mr. Beast fez mais de 250 mil dólares ao postar um vídeo na plataforma X do Elon Musk
🍿 A estratégia da Netflix que resultou em crescimento recorde de assinantes
Por hoje é só e até semana que vem ♡